Existem algumas associações e entidades que podes visitar e a quem podes recorrer:
A Autism-Europe (AE) é uma associação internacional que representa 7 milhões de pessoas autistas e suas famílias, com 90 organizações membros em 40 países que defendem os direitos das pessoas autistas e a melhoria da sua qualidade de vida. A AE também se esforça por uma maior consciencialização e compreensão do autismo na sociedade. Mais informações aqui.
O Conselho Europeu para os Autistas (EUCAP) é uma organização de cúpula para organizações nacionais e regionais lideradas por autistas na Europa, que visa melhorar o bem-estar das pessoas com autismo na Europa através da participação no discurso público, da criação de redes e do envolvimento com os órgãos de tomada de decisão e do apoio à cooperação transfronteiras entre grupos liderados por autistas. Mais informações aqui.
A Inclusion-Europe (IE) é a voz europeia de 20 milhões de pessoas com deficiência intelectual e das suas famílias. A IE tem 82 organizações membros em 39 países da Europa que querem que as pessoas com deficiência intelectual gozem de direitos iguais e participem plenamente em todos os aspetos da vida. A IE também quer que os interesses e preocupações das pessoas com deficiência intelectual e suas famílias sejam considerados em todas as políticas que as afetam. Mais informações aqui.
A National Autistic Society (NAS, Reino Unido) é a principal instituição de caridade do Reino Unido para pessoas autistas e suas famílias. O NAS surge para transformar vidas, mudar atitudes e criar uma sociedade que funcione para pessoas autistas. Mais informações aqui.
A Autismo España (Espanha) representa 163 organizações membros em Espanha que prestam apoio e serviços especializados às pessoas autistas e às suas famílias, promovendo o pleno gozo e o exercício efetivo dos seus direitos, com foco na melhoria da sua qualidade de vida e na concretização da igualdade de oportunidades. Mais informações aqui (em espanhol).
A Inovar Autismo (Portugal) foi fundado por 34 parceiros, entre autistas e não autistas e suas famílias. O envolvimento das pessoas autistas na organização desde o início alinha-se com um dos pilares fundamentais do seu trabalho, que se define pelo lema: “Uma sociedade para todos”. Mais informações aqui.
A Voz do Autista (Portugal) é uma associação que tem como missão providenciar uma plataforma para as diversas vozes de pessoas autistas em Portugal, assim como promover a aceitação e inclusão dos autistas nas suas comunidades, através do desenvolvimento de projetos de formação, mentoria, apoio, investigação, inclusão, na área da saúde, educação, emprego, entre outros. Pretendem também desenvolver parcerias com outras organizações, empresas, profissionais de saúde ou de educação, para a criação de uma sociedade inclusiva para autistas e as suas famílias. Mais informações aqui.
Diversamente ODV (Sardenha, Itália), fundada por pais de pessoas autistas, tem como principal objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas no espectro do autismo e suas famílias, através da promoção em instituições públicas e na sociedade em geral da divulgação e aplicação concreta da “Carta dos Direitos das Pessoas Autistas”. Mais informações aqui (em italiano).
A Autismo Sevilla (Sevilha, Espanha) é uma associação sem fins lucrativos de pais de autistas que tem como missão acompanhar as pessoas autistas e as suas famílias no seu projeto de vida, prestando apoio especializado e gerando uma mudança social para a convivência. Mais informações aqui. (em espanhol).
The European Commission support for the production of this publication does not constitute an endorsement of the contents which reflects the views only of the authors, and the Commission cannot be held responsible for any use which may be made of the information contained therein.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution – NonCommercial – Sharealike 4.0 International License